O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO


 


A Revista Jurídica da Faculdade 2 de Julho é uma publicação indexada no ISSN, que tem como missão constituir-se em instrumento de debate e reflexão para a comunidade acadêmica, divulgando a produção científica. O público-alvo é composto por acadêmicos, pesquisadores, professores, estudantes,bem como de outros especialistas – assim como todo público interessado no conteúdo da publicação.


 


O principal requisito para publicação na consiste em que o artigoRevista Jurídica da Faculdade 2 de Julho represente, de fato, contribuição científica. O tema tratado deve ser relevante, ter linguagem clara e objetiva, instigar perspectivas provocativas e inovadoras, ter referencial teórico, ser consistente e coeso.


 


A Revista Jurídica da Faculdade 2 de Julho tem interesse na publicação de artigos científicos,trabalhos empíricos, ensaios, resenhas, artigos de opinião e está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, sendo a pluralidade de abordagens e perspectivas incentivada.


 


ENCAMINHAMENTO DE TRABALHOS DEVE SER REALIZADO NO SITE DA REVISTA


 


Para isso os autores precisam realizar o cadastro (Login/Senha); em seguida na seção Submissões


Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”. É necessário “salvar” as informações registradas.


A seguir, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e ir para o link “CLIQUE AQUI PARA


INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”.


 


São cinco passos:


1- Início: Confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos.


2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos Financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado.


3- Transferência de originais: transferir o arquivo para o sistema.


4- Transferência de documentos suplementares: transferir arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, como instrumentos de pesquisa, dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.


5- Confirmação: Concluir a submissão.


Em seguida, o autor aguardará o e-mail do editor e, nesse período, acompanhará o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da Revista.


 


NORMAS


ARTIGOS CIENTÍFICOS


Os artigos devem ter a extensão mínima de 8 e máxima de 20 páginas, com possibilidade


As seguintes diretrizes devem ser seguidas:



  1. Configurar a página: tamanho do papel: A4; margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 3 cm.

  2. Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.

  3. Espaçamentos: 1,5 entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco (1,5) com espaçamento 6 pt antes e 0 pt depois do título de cada seção do artigo. Deixar uma linha (1,5) entre o ABSTRACT/KEYWORDS e o início do texto.

  4. Recuo da primeira linha: 1, 25 cm para assinalar início de parágrafos.

  5. Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) e anexos devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es). Para anexos que constituem textos já publicados, incluir bibliografia completa bem como permissão dos editores para publicação.

  6. Título em português ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, fonte 14, Times New Roman, centralizado sem margem, maiúsculas apenas para primeira letra ou nomes próprios, negrito, seguido de barra e da tradução para o inglês, em itálico e negrito.

  7. O(s) nome(s) do(s) autor (es) deve(m) vir na terceira linha (espaço simples) abaixo do título à direita, em itálico, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, com um asterisco que remeterá ao pé da página para identificação da instituição a que o autor pertence por extenso, separada por um hífen da sigla, seguida pela cidade, estado, país; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado quando houver e endereço eletrônico (sem a palavra e-mail), fonte 10, Times New Roman, justificado.


Ex. João Antonio da Silva* que remeterá ao pé da página, para identificar a instituição a que o autor pertence por extenso, separada por um hífen da sigla, seguida pela cidade, estado, país; indicar os financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado quando houver e endereço eletrônico (sem a palavra e-mail), fonte 10, Times New Roman, justificado.


* Professor da Faculdade 2 de Julho – F2J Salvador, Brasil; xxxx@xx.com.br



  1. No caso de autoria conjunta, o segundo autor receberá dois asteriscos após seu nome, para serem inseridas suas informações no rodapé (José Antunes**), conforme se indica no item 4 das normas.

  2. O Resumo e o Abstract deverão conter, no máximo, 200 palavras, ser digitados em fonte 11, espaço simples, sem aspas e com recuo esquerdo de 2,5cm.


A digitação em inglês deverá ser indicada em itálico. As Palavras-chave e as Keywords conterão cinco palavras, separadas por ponto e vírgula, fonte 11, caixa baixa.



  1. A Introdução, os Títulos e Subtítulos, a Conclusão e as Referências deverão ser indicadas à esquerda, sem recuo, em negrito, inicial maiúscula e demais em minúsculas. Não serão numerados.

  2. As citações com até três linhas devem ser inseridas no parágrafo, utilizando-se aspas e fonte.


As citações acima de três linhas devem ser digitadas em fonte 11, espaço simples, sem aspas e com recuo esquerdo de 2,5cm.



  1. As notas de rodapé devem ser numeradas e figurar ao pé da página onde seu número aparece.

  2. As páginas não deverão ser numeradas.

  3. As Referências (bibliográficas e demais) deverão aparecer completas, imediatamente após o final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica e eletrônica, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada (apenas as primeiras letras).


Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).


Ex. DIONISIO, A.P.; BEZERRA, M.A. O livro didático de português: múltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.


 


ANEXOS


Colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem recuo e sem numeração.


 


FIGURAS


Ilustrações devem apresentar qualidade necessária para publicação. Devem ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como Fig. 1, Fig. 2, etc. Deverão ser encaminhadas em arquivos JPEG ou PNG.


 


 


 


RESENHA


As resenhas deverão apresentar um resumo da obra, seguido de observações críticas em relação a seu conteúdo e de indicação do contributo a determinada área.


Deverão conter até 04 páginas, ser digitadas em espaço 1,5 e apresentar, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte 12, negrito e espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave, sem referências ao final do texto, sem citações que excedam três linhas.


 


ATENÇÃO


 



  • Só serão aceitos trabalhos enviados pelo sistema da revista.

  • A autenticidade dos artigos é de responsabilidade dos autores.

  • A adequação da formatação do texto com as normas da revista é inteira responsabilidade do autor, sob pena de não publicação do texto verificada a inadequação.